O que são personas e como elas podem ajudar seu negócio ?

#persona#pessoa#público#você#forma#conteúdo#sobre#características#todas#criar


A criação da persona é o primeiro e talvez mais importante passo de uma estratégia de marketing digital. Conhecer a persona é saber para quem você está direcionando seus esforços e quem você quer atrair.

O que é Persona ?

A persona nada mais é que um personagem semi fictício que representa seu cliente ideal/ em potencial.

É a persona ou avatar, que direcionam sua comunicação em uma estratégia de marketing de conteúdo. É com ela que você entende o que falar e como falar.

Esses personagens são construídos através de pesquisas realizadas com seus clientes e leads, satisfeitos e insatisfeitos. Fazendo as perguntas certas, tentando entender quem são eles, como vivem, o que fazem, suas dores, motivações e todas suas características.

Reunindo assim todas essas características dos seus clientes em uma pessoa, contando histórias sobre ela e sobre sua vida.

Para a construção de uma persona é necessário passar pelo público alvo, os dois têm sua importância em uma estratégia, mas muitos confundem e acham que os dois são os mesmo...

Diferenças entre personas e público alvo

Há grandes diferenças entre um e outro já que um é mais focado em segmentar um certo grupo de pessoas para serem atingidas por campanhas publicitárias e o outro é focado em definir uma única pessoa para se ter “uma conversa" focada nela.

O público alvo, assim com seu nome já diz, tem por características abranger um um público ou grupo específico, como por exemplo:

Pessoas de 20 a 35 anos, formadas em comunicação, que moram no centro-oeste, com renda familiar de R$2.500 a R$10.000 que buscam mais oportunidades de carreira.

Esse pode ser o público alvo de uma campanha para um curso da área de comunicação. Mesmo fazendo uma grande separação de pessoas ele ainda abrange uma vasta gama de pessoas.

Enquanto a persona tem por definição ser uma única pessoa com nome, características e comportamentos bem definidos, como por exemplo:

Cauã de 19 anos, cursa TI, trabalha em startup de tecnologia como programador back end, é solteiro e mora em São Paulo. Ele quer melhorar suas habilidades de programação mas sente muita dificuldade em ter tempo e ânimo para estudar, gosta de assistir filmes e ler livros de ficção científica, está buscando uma forma de melhorar suas habilidades sem demandar tanto tempo e atrelado a coisas que ele acha de mais fácil assimilação.

Esse pode ser a persona de uma escola de programação que busca ensinar seus alunos por meio de aulas mais divertidas e mais rápidas.

As duas são bem diferentes uma da outra, mas uma complementa a outra em uma boa estratégia de marketing.

Tipos

Há três tipos principais de definição de persona:

A Buyer Persona

É a que estamos falando até esse momento, a definição mais conhecida.

É a persona que representa o comprador ideal do seu produto ou serviço, ou seja, possui todas as características, emoções, medos, dificuldades, motivações...

É essa a persona que direciona seus esforços para impactar as pessoas certas e gerar maior possibilidade de vendas.

Audience Persona

Essa persona representa a pessoa que que faz parte da sua maior audiência, a pessoa que segue as redes sociais, abre seus e-mails, ler seus blogs, acompanha seus story e todas suas atualizações, além de também engajar em todas elas.

Mas não se engane achando que a Buyer persona pode encaixar aqui, os dois são construídos com objetivos diferentes e desse modo podem apresentar características diferentes e complementares.

Brand Persona

Essa é a persona feita com o objetivo de humanizar a empresa! É criado um personagem caracterizando a empresa, atribuindo seus valores e crenças a essa persona.

É uma forma de fortalecer a marca e gerar mais conexão com seu público, entregando uma mensagem mais assertiva e mais afetiva.

Para que serve a persona ?

Agora que você já entendeu o que é uma persona, surge a pergunta : Mas para que serve a persona?

A persona é um ferramenta do marketing digital e de conteúdo para se criar a uma comunicação/conteúdo que melhor atinja seu público.

Ela é criada de uma maneira com que na hora de criar um conteúdo, o criador crie como se estivesse em uma conversa com aquela pessoa, falando para ela e como ela, de forma que ela entenda e a atinja de forma positiva.

Mas não só isso, ela é uma forma de se conectar melhor com o público, já que você irá conhecer a vida e a rotina daquela pessoa que está ali, vai conseguir se conectar e proporcionar melhores soluções para ela.

É a partir da persona que surge toda a estratégia de marketing de conteúdo da empresa, a partir dela que é definido as pautas dos conteúdos, o tom de voz, o design e toda a experiência que o cliente vai ter.

Como criar a persona?

A criação de uma persona segue algumas etapas e regras. A principal regra na hora de criar a persona é ela ser baseada em dados reais e não em achismos e suposições.

A primeira etapa na criação de uma boa persona é a pesquisa! Fazer perguntas através de formulários entregues ao seus clientes e leads.

Formulário que pode ser entregue de forma livre ou atrelado a uma isca digital, para que assim os participantes se sintam mais tentados a responder.

Ou uma pesquisa feita diretamente de uma instituição especializada em pesquisas de mercado.

Essa primeira etapa pode ser dividida em três:

1.1-Estruturação do questionário

Aqui você vai avaliar qual seu objetivo em criar essa persona e escolher as melhores perguntas para irem no seu questionário, algumas perguntas são essenciais e obrigatórias, como :

-Sexo

-idade

-Onde mora

-Estado civil

-Tem filhos

-Qual ramo de atuação

-Qual a renda mensal

...

Mas também a outras que podem variar de nicho para nicho e de objetivo para objetivo, como:

-Quais seus principais objetivos

-O que te impede de realizá-los?

-Que ambientes frequenta?

-Qual a relação com a empresa

-como é a relação com a empresa

-como gosta de se vestir

-o que gosta de comer.

É importante analisar se cada pergunta é ou não necessária para seu objetivo e nicho.

1.2-Envio de pesquisa

É a fase onde será mandado esse questionário para os participantes da pesquisa, ou seja, seus clientes, leads e prospects. Estejam satisfeitos com seus serviços ou não.

1.3-Recolher os dados

Com a pesquisa totalmente respondida é hora de recolher e anotar todos os dados obtidos durante essa fase, organizar todas as respostas para depois analisá-las da melhor forma.

A segunda fase da criação de personas é;

2-Análise de dados

É aqui que todos aqueles dados reunidos na primeira fase vão ser analisados, com cuidado e bastante atenção.

Será observado para cada pergunta quais respostas mais se repetem, estabelecendo assim padrões de respostas.

Padrões esses que farão parte das características da persona.

A dica é montar uma tabela de dados de acordo com as perguntas ou já utilizar um sistema que analise para você, como por exemplo o do google forms que te entrega uma boa análise de dados de acordo com as respostas dadas.

E a terceira e última fase é a da:

3-Estruturação da persona

É a parte onde a persona vai ser criada de fato!

É importante pensar na persona como uma pessoa real, com nome, sentimentos, desafios, uma rotina... Tente contar uma história sobre aquela pessoa, escreva sobre ela com o máximo de detalhes que conseguir, quanto mais informações conseguir descrever sobre, melhor. Mas não se esqueça que essas informações devem ser baseadas em dados recolhidos e cuidadosamente analisados nas outras etapas!

conclusão

A persona é o personagem que representará seu comprador ou futuro comprador, ela vai ajudar você a direcionar seus esforços de maneira correta e não ficar atirando vendado para o alto.

Ela é essencial em uma boa estratégia de marketing digital e de conteúdo.

Quer saber mais sobre criação de conteúdos ? Confira nosso blog post sobre Por que devo criar conteúdo ? E entenda o porquê é essencial marcar presença na internet!




Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento