O que é geração de leads? e Como gera leads?

#leads#gerar#conteúdo#social#geração#forma#fazer#pessoas#landing#persona


Leads são aquelas pessoas ou empresas que forneceram seus contatos e que tem potencial de se tornarem clientes!

São elas que movem seu negócio, por terem grandes chances de comprarem seu produto e por muitas vezes se tornarem profetizadores da sua marca.

Saber gerar leads(Oportunidades de vendas) é essencial para se ter um negócio funcional e de sucesso.

O que é geração de leads?

Geração de leads é a etapa inicial de uma boa estratégia de atração de clientes. Consiste em atrair tráfego/visitantes para seu site e torná-los contatos interessados em seu produto ou serviço.

Por que é importante gerar leads?

Como já dito, os leads são o que movem seu negócio. Leads são as pessoas que compraram seu produto.

Se não se utiliza de estratégias para geração de leads, não se há contatos que um time de vendas possa entrar em negociação e nem pessoas que se interessem pela sua marca e produto.

Por isso é de suma importância criar boas estratégias de atração e geração de leads.

O que fazer para gerar leads

Para se gerar leads há muitas formas e estratégias que podem ser utilizadas e para escolher uma que atenda seu negócio e que consiga de fato gerar leads é de extrema importância conhecer sua persona.

Conheça sua persona

Sem conhecer a pessoa para quem você quer vender não há como estabelecer uma boa comunicação, e sem uma comunicação adequada você não atinge essas pessoas e não as atrai para seu negócio.

Então conheça bem sua persona, suas dores, suas motivações, seus objetivos e tudo que puder saber sobre ela. Dessa forma você saberá a melhor forma de abordar e atraí-la.

Criação de conteúdo, materiais ricos E iscas digitais

Depois de conhecer sua persona é a hora de começar a atrair visitantes e tráfego para seu blog e redes sociais, afinal não há como gerar leads do além.

A melhor forma orgânica (sem gastar com propaganda) de fazer isso é criando conteúdo de valor sobre seu nicho.

Dentro da jornada do cliente ao descobrir uma dor/problema, este irá atrás de informações sobre esse problema.

Ao criar conteúdo sobre essa dor você se torna visível para sua persona e o ajuda a entender mais sobre sua dor.

Se tornando visível, essas pessoas passam a conhecer sua marca e trazer mais visitas para seu blog ou rede social.

Destaque-se (SEO)

Mas para que você seja de fato visível é necessário se destacar entre aqueles outros milhares de conteúdos semelhantes aos seus.

E aí entra o SEO (Search Engine Optimization) a otimização para mecanismos de busca. São técnicas utilizadas em seu blog para aparecer nas primeiras páginas do google ou de qualquer outro mecanismo de busca.

É de suma importância utilizar essas técnicas, afinal não adiantará de nada criar conteúdos se ele não aparecer para as pessoas.


Formulários estratégicos (Pop-ups)

Os formulários são onde o visitante irá disponibilizar seus contatos, se não há formulário não há como gerar esse lead.

Coloque formulários em seu site ,mas não coloque de qualquer forma e em qualquer lugar. Aplique formulários estratégicos em locais estratégicos.

É importante entender que nem todos estão dispostos a disponibilizar todas as informações da sua vida para baixar um e-book ou se cadastrar em um newsletter. Peça em seus formulários apenas informações que sejam realmente necessárias para sua estratégia.

Os coloque em locais específicos, como em pop-up que abrem após o visitante ler uma parte da página, ou apenas no final da página. Será muito evasivo colocar um formulário logo no início, atrapalhando a leitura do conteúdo.

Ou os aplique de forma mais estratégica e que tenha maior chances de resultados em uma Landing Page, uma página exclusivamente destinada à conversão do visitante em lead.

Geração em redes sociais

As redes sociais hoje são um dos melhores locais para se gerar leads, já que ali se está em um contato muito mais próximo com a persona.

A dinâmica de geração de leads em uma rede social será diferente da de um blog, uma vez que não é possível colocar um formulário de conversão em um post do Instagram, por exemplo.

Então se faz necessário a utilização de formulários externos como uma uma boa Landing Page. Há ferramentas capazes de fazer uma ótima Landing Page, de alta conversão, por exemplo o criador de Landing Pages da LandLoja.

Mas não só uma boa Landing Page como também bons CTA 's que façam seus seguidores irem até essa LP.

Saiba também que é improvável que uma pessoa se cadastre em um formulário sem que nunca tenha visto sua marca antes ou qualquer outro conteúdo seu.

Após saber tudo que é necessário antes de começar a gerar leads, vamos entender como fazer isso.

Redes sociais

Como já dito, as redes sociais hoje são ótimo espaços para se gerar lead de forma orgânica, porém cada uma tem suas especificidades:

Instagram

Uma das redes sociais mais utilizadas atualmente (em 2020 o Instagram divulgou ter atingido a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês),principalmente pelas empresas criadoras de conteúdo.

O Instagram vem passando por várias mudanças ao longo dos anos que favorecem não só os usuários como também os criadores de conteúdo e as empresas.

O Instagram já foi uma rede social totalmente focada em fotos, mas hoje aborda não só fotos como também vídeos, principalmente vídeos curtos: Os reels.

O Instagram é principalmente um rede social visual, há sim legendas para se escrever os conteúdos, mas raramente lemos ou vemos alguém lendo, a não ser que a foto principal tenha o atraído para fazer isso.

É uma ótima rede para mercados B2C ( Business to Client) e principalmente para nichos mais visuais como Moda, Artesanato, Artes em geral... Mas não exclui empresas B2B ou empresas sem produtos muitos visuais, principalmente quando se trata de geração de conteúdo.

Facebook

O Facebook ainda é uma rede social viva e ainda é a mais utilizada em todo o mundo.

É um rede social onde se encontra todos os públicos mas principalmente as pessoas da geração Y (Millennials).

É uma rede social focada realmente no social, há possibilidades de criar fanpages, grupos e eventos. Além de possibilidade de comentar em postagens e ver em que as pessoas estão interagindo.

O Facebook assim como o Instagram, pertencem a mesma empresa, agora chamada Meta. E por serem da mesma empresa apresentam as mesmas possibilidades de mídias pagas (Facebook ads), com grandes capacidades de segmentação e relatórios (os Insights), que apresentam métricas como gêneros, posição geográfica entre outros...

Linkedin

Linkedin por ser uma rede social profissional é ótima para empresas B2C.

A criação de conteúdo se faz de forma diferente no linkedin, já que diferente do Instagram ele não é uma rede social tão focada em visual. Ao criar no linkedin foque mais textos do que imagens.

Se o interesse é segmentar pro profissão ou realmente somente para empresas é um lugar ideal, além de também apresentar ótimas métricas em suas análises.

Twitter

Uma das redes sociais mais importantes, já que essa é a rede social da interação e da opinião. Procurar pessoas que se encaixam em sua persona e tentar interagir e responder suas dúvidas é essencial nessa rede.

É uma rede social onde se encontra todo o tipo de público e que se debate todos os assuntos, o uso das hashtags são essenciais.

Para todas elas é necessário se fazer um bom Call To Action, para que o seguidor vá até o formulário.

Entenda cada uma delas e utilize as melhores para sua estratégia de geração de leads.

Outra forma de atrair e gerar leads consiste nas iscas digitais.

Iscas digitais

As iscas digitais como o nome já diz é uma forma de atrair o visitante com algo irresistível. Ainda se trata da criação de conteúdo, uma vez que essa isca é um material rico.

Como por exemplo:

  • E-books

  • Webinars

  • Templates

  • Planilhas

  • infográficos

  • whitepapers

  • Ferramentas

  • ...

Esses materiais colocados de forma estratégica em uma boa landing page, pode ser uma máquina de geração de leads.

Envie para as Landing Pages

Não irá adiantar criar bons conteúdos e fazer iscas se o visitante não os encontrar, crie links estratégicos que mande o visitante para a Landing Page com a isca.

Se a persona está visitando um determinado conteúdo o mande para uma landing page que tenha material relacionado ao que ela está interessada

Não foque só no topo

Um dos grandes erros cometidos em estratégias é focar a geração de leads somente no topo do funil, achando que o possível leads já estará na base de contatos ou consumir um conteúdo de fundo e de meio.

Crie estratégias de formulários também para outras etapas do funil, pois não se pode saber qual conteúdo o visitante irá consumir.

Invista em vários canais

Não foque todos os seus recursos somente em blog ou somente em redes sociais, crie para diferentes canais, seja ele escrito, videos ou imagens, assim terá mais chances de ser encontrado e de gerar leads.

conclusão

Tente sempre se colocar no lugar da sua persona e entender suas dores, assim você saberá o que deve fazer para a atrair, e o que não fazer, entenda sua jornada e como se pode otimiza-la e melhorar a experiência do cliente cada vez mais.

Estude, aplique, mensure e refaça melhor, essa é a melhor forma de gerar mais leads e melhorar qualquer estratégia.



Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento