Como superar o medo de empreender ?

#você#negócio#sobre#mercado#será#faça#está#grande#passo#medos


Ao decidir abrir um negócio vem muitas dúvidas e medos sobre se isso é realmente uma boa decisão e podem acabar travando sua jornada.

Mas esses medos podem ser superados! Com preparo, estudo e as dicas que trouxemos para você superá-los e se tornar um grande empreendedor.

1-Estude e não pare de estudar

Estudo é a base do sucesso de qualquer empreendedor! Saber o que fazer nos diferentes momentos do seu futuro negócio só será possível com estudo e preparo.

Faça cursos de empreendedorismo e administração, participe de seminários, leia livros, converse com outros empreendedores e aprenda tudo que for necessário.

Saber que está preparado para o que vier diminuirá muito seus medos e suas dúvidas.

2- Estude o mercado

Saiba onde está entrando e se realmente é viável entrar.

Saiba quem já participa desse mercado, o tamanho da demanda desse mercado, quem pode ser seus fornecedores, os valores iniciais e tudo que puder saber sobre.

Faça pesquisas no Google, nas redes sociais, em livros, na sua cidade, onde conseguir.

Desta forma você saberá que há espaço para você nesse mercado e que você conseguirá concorrer com os que já estão lá.

3- Faça um plano de negócios

Ter um planejamento e todas as informações necessárias na palma da mão será um grande impulso no sucesso do negócio e principalmente: te dará mais segurança para pôr sua ideia em ação.

Um plano de negócio é um documento que reunirá as informações do seu negócio, desde da ideia inicial (os clássicos missão visão e valores), locação, capital inicial e de giro, análise de mercado, público alvo, plano de marketing, entre outras.

Ou seja, é todo o planejamento do negócio mais as informações sobre ele e sobre o que ele se tornará.

4-Desenvolva características e habilidades empreendedoras

São muitas as características e habilidades que empreendedores têm, como:

  • Persistência
  • Comprometimento
  • Planejamento
  • Persuasão
  • Independência
  • Autoconfiança
  • Foco
  • disciplina
  • resiliência
  • entre outras

São habilidades de extrema importância, que vão ser necessárias ao longo do negócio e ao desenvolvê-las você se sentirá ainda mais preparado e confiante para dar o passo inicial.

Mas se você não tem algumas delas ou nenhuma, não se preocupe, é possível desenvolvê-las, não será simples, fácil e rápido, mas com persistência ( já desenvolvendo a uma) conseguirá.

5- Faça o que você gosta

Entrar em um mercado somente porque falam que é lucrativo e que você nem sequer se conecta é um grande erro, pois além de não ter quase nenhum conhecimento sobre, será somente dor de cabeça e cansaço no futuro.

Entre em um nicho no qual você gosta de atuar, conhece e se conecta! Desta maneira será mais prazeroso no início e no futuro. E também vai ser mais fácil persistir quando os problemas aparecerem.

6- Identifique de onde está vindo essa medo

Seu medo pode está vindo de diversos motivos, como: Não ter capital suficiente, falta de preparo, medo do pensamento da família e de amigos, idade e muitos outros motivos, entendê-los é um grande passo para superá-los

Após entender esses motivos, pesquise como você pode se livrar dele. Existem programas de investimento que você pode procurar, existem cursos gratuitos para se preparar mais, conversar com a família e mostrar que esse é seu sonho e que pode ser de fato rentável, busque resolvê-los!

7- Avalie os prós e contras

Não só para você, como também para o mundo!

Monte em um papel ou onde quiser uma lista de prós e contras sobre abrir o seu negócio. O que você vai ganhar ao empreender?

o que vai perder ?

O que as pessoas vão ganhar se você abrir seu negócio ?

Ponha tudo o que você pensar lá ,depois pondere e veja qual é o melhor para você e para as pessoas.

8- Dê o primeiro passo

Seja ele começar a pesquisar ou de fato por os planos em ação, dar o primeiro passo e sair da zona de conforto, entrar nesse mundo desconhecido é a melhor forma de encarar e superar os medos!



Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento