O que é educar o mercado ? E os benefícios para o seu negócio

#cliente#conteúdos#público#empresa#mercado#dúvidas#fazer#produto#compra#você


Educar o mercado e o cliente é uma expressão usada para falar da estratégia de alimentar seu público com conteúdos de qualidade, que além de resolver suas dúvidas, também está aumentando o conhecimento sobre o que você vende e preparando ele para comprar.

Fazer isso é de suma importância para desenvolver uma relação de confiança e duradoura com os clientes. Além de proporcionar vendas mais rápidas e descomplicadas, já que o cliente sabe exatamente o que precisa e que a solução ofertada é a melhor para ele.

Educar o mercado é de suma importância e traz muitos benefícios...

1- Um público mais informado e com mais certeza da compra

Ao disponibilizar conteúdos que resolvam as dúvidas do cliente antes de ele realizar a compra faz com que ele chegue ao time de vendas sem muitas dúvidas sobre o produto e com mais certeza de que seu produto é o melhor para ele.

E isso se reflete em menos gastos com equipe de pós venda, já que, a maioria das dúvidas foram sanadas antes da compra e o cliente já sabe completamente o que ele possui em mãos.

Menos pedidos de devolução, pois o cliente antes de realizar a compra já sabe o que de fato ele vai receber e tudo que aquele produto pode ou não pode fazer por ele.

2- Uma maior taxa de fidelização do cliente

Como você foi quem acompanhou o cliente durante toda a sua jornada de compra, solucionou sua dúvidas e suas dores. Ele desenvolverá um afeto maior com a empresa e se tornará um verdadeiro fã da marca.

Dessa forma estando disposto a realizar mais compras e também recomendando para outras pessoas e isso se reflete em: um relacionamento de longa duração com o cliente, resultando em mais compras, mais pessoas conhecendo sua marca e talvez realizando compras.

3-Mais autoridade e valor oferecido

Educar o mercado com conteúdos de qualidade é mostrar que você entende o que faz e o que vende, mas também é uma forma de mostrar que a empresa está disposta a ajudar seu cliente a entender e resolver suas dores.

E ao fazer isso para o cliente a empresa gera valor não só para o produto mas para toda a empresa, além de se mostrar uma autoridade em seu nicho, assim se tornando uma referência na área, vindo a ser mais conhecida e mais procurada.

Como fazer ?

A educação de mercado trabalha em cima do inbound marketing, que pode ser mais fácil entendido como marketing de atração, consiste em fazer com que o cliente vá até a empresa e não a empresa até o cliente.

E isso é feito através de marketing de conteúdo, que é a criação e divulgação de conteúdos de qualidade para o público da empresa.

Então para se fazer uma boa educação de mercado primeiro é preciso entender o que é e como você pode criar conteúdo de qualidade e relevante para o público...

Para se ter sucesso nessa estratégia é importante se atentar em alguns pontos:

Persona

A persona é um cliente fictício criado através de pesquisa que representa um cliente ideal da empresa. Ela é a norteadora de todos os conteúdos que serão produzidos e é conhecendo ela que você vai entender a dor do seu público e assim produzir conteúdos mais assertivos.

Planejamento e produção do conteúdo

Hoje as pessoas fazem pesquisas na internet para resolver suas dores, seja ela saber o local de um certo estabelecimento ou melhorar profissionalmente, mas dificilmente estão em busca de um produto ou serviço específico.

Não poste somente conteúdos sobre seus produtos, seus clientes irão se cansar ,ou nem mesmo ligar para isso.

Entenda sua persona e saiba quais são suas dores para assim saber quais conteúdos irão de fato ser relevantes para ela, conteúdos que resolvam suas dúvidas, mas que também guie ele pela jornada de compra até a decisão final.

Para isso é necessário haver um bom planejamento do conteúdo.

Comunicação e intenção

Desenvolver a melhor comunicação para seu negócio, que atinja seu público, que ele se identifique e estabeleça conexão, é o ideal.

Educar o mercado é uma estratégia de vendas e atração de clientes, mas não foque somente nisso, tenha realmente a intenção de ajudar seu público da melhor forma que conseguir.

Ao contrário, seu público certamente identificará que sua intenção é totalmente de vender algo e assim toda a estratégia será fracassada.



Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento