Os 4 tipos de personas para usar no seu negócio

#persona#empresa#clientes#personas#buyer#melhor#características#comunicar#brand#pesquisas


Ao longo da história do marketing se descobriu diferentes necessidades de comunicação e vendas nas empresas, dificuldade de se relacionar com os clientes e estabelecer relações mais próximas e duradouras.

As personas surgem para resolver esse problema!

Criadas a partir de pesquisas realizadas pela própria empresa, as personas são personagens fictícios que entregam para empresa e para o cliente características humanas e reais. Que representam desde compradores da empresa até a própria marca como pessoa.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses diferentes tipos de personas, nas próximas linhas te falamos os 4 principais tipos de personas.


Buyer persona

Brand persona

Audience persona

Proto persona


Buyer persona

Este é o tipo de persona mais falado e mais conhecido entre todos os outros.

A Buyer persona representa o cliente ideal da empresa, ela é construída através de pesquisas realizadas com os clientes, prospects, clientes antigos e público-alvo da empresa.

Construída para conter características em comum de todos os clientes da empresa, a buyer persona carrega em sua composição: dores, desejos, necessidades, gostos, rotina, além, claro, de características demográficas como idade, localização, renda e escolaridade.

O principal objetivo da criação dessa persona é conseguir se comunicar melhor com os possíveis clientes da marca, pois, quando você conhece uma pessoa e entende bem como é seu dia a dia é possível se comunicar melhor, falar as coisas certas e principalmente: ajudá-la da melhor forma.


Brand persona

A Brand persona é a representação das características e personalidade da empresa, como se a empresa fosse uma pessoa real na qual os clientes podem se comunicar e confiar.

A Brand persona tem o propósito, assim como a buyer, de tornar as relações entre a empresa e o clientes mais próximas e reais.

Esta persona entrega aos clientes uma marca mais humana, com personalidade própria, valores morais, gostos, problemas e necessidades.

A Brand persona facilita entendermos como a empresa é vista aos olhos dos clientes e colaboradores.

Também é construída através de pesquisas com o público, mas além disso, se leva em consideração a visão do empreendedor sobre a empresa e a visão dos colaboradores.


Audience persona

Enquanto o Buyer persona focado nas pessoas que compram os produtos, a Audience persona foca nas pessoas que consomem os conteúdos da empresa, seja em blog ou redes sociais.

Essa persona é importante para entender quem são essas pessoas que geram tráfego para o site e engajamento nas redes sociais, e assim poder entregar conteúdos cada vez melhores para eles.

Além disso, esta persona também nos ajuda a entender os hábitos e gostos dos leitores, e saber como podemos melhorar nossos produtos e conteúdos. Quais são os temas favoritos dos leitores, quais ações eles mais fazem no site, qual etapa do funil possui maior número de conversão, entre outros aspectos.

Quando se tem o objetivo de gerar mais visitas e audiência para os meios de comunicação, essa é a melhor persona.


Proto persona

A Proto persona é uma versão inicial das outras personas, criada a partir de suposições do empreendedor, de todo o time da empresa e de pesquisas rápidas feitas com os clientes.

Esta persona é essencial para construirmos uma base do que será a persona final. É importante auxiliar na hora de criar o formulário de pesquisa.

Contudo, vale ressaltar que ela não substitui nenhuma das outras personas e apenas auxilia na construção das outras, ou caí como uma solução rápida enquanto constrói a persona final.

A criação das personas é uma ferramenta estratégica fundamental para um bom plano de marketing e para o sucesso do negócio.

Com elas se torna mais fácil se comunicar com os clientes e estabelecer relações mais fortes e duradouras com eles. Torna mais fácil também chegar aos possíveis clientes, atraí-los e convertê-los em venda.

Então, estude bem cada uma das personas, os objetivos da sua empresa e qual estratégia é a melhor para atingir o sucesso que deseja, todas as personas são importantes, mas talvez no momento você precise mais de uma buyer persona que uma audience persona.


Outros Artigos


Gostou? Comente este artigo!

WhatsApp/Telefone:

+55 34 98403-1561

Processando
Sua mensagem foi enviada. Obrigado!
Prêmios e Reconhecimento
chame no whatsApp