#nicho#você#público#mercado#pessoas#segmentação#negócio#filmes#entender#dores
Um nicho de mercado é uma parcela de um público, parcela essa que possui necessidades, dores e desejos comuns, os quais são muito pouco explorados ou até mesmo não explorados por ninguém.
O que se torna uma grande oportunidade de negócios para empreendedores.
Mas, além disso, ter um nicho bem definido nos ajuda a manter o foco em um público específico e entregar as melhores soluções para ele, facilitando a comunicação é mais fácil atraí-los.
Então vamos entender mais sobre esse termo e como você pode escolher o nicho certo para seu novo negócio!
Qual a importância de ter um nicho bem definido? Conheça os tipos de nicho e segmentação. Como escolher seu nicho de atuação? 4 ferramentas gratuitas para te ajudar a encontrar seu nicho. |
Como já dito, um nicho é uma parte de um grande segmento de pessoas, uma fatia na qual tem dores muito pouco exploradas, sem muitas soluções disponíveis no mercado.
Algo que pode muitas vezes ser confundido: nicho não é a mesma coisa que um segmento de mercado. O segmento de mercado possui sim um grande público com mesmos interesses, mas ao contrário de um nicho que pega uma pequena parcela com necessidades pouco exploradas, o segmento de mercado abrange um público maior onde há muitos outros interesses.
Como, por exemplo:
Seria um segmento do mercado, pois isso abrange muitas pessoas.
São três nichos no segmento de filmes.
E ainda pode ser mais específico como:
Definir um nicho facilita achar o público certo para o seu negócio e torna muito mais fácil se comunicar com eles e entregar as melhores soluções.
Além da maior facilidade que adquirimos em atingir o público certo, ter um nicho de mercado bem definido ajuda a elaborar estratégias de negócio mais assertivas.
Tornando mais fácil se destacar da concorrência e agregar mais valor a seus produtos ou serviços.
Mas, além disso, ter um nicho bem definido te ajuda:
Ter um nicho bem definido é o que vai ajudar você a achar o público-alvo certo e com isso achar a persona certa.
Direcionando seus produtos e principalmente suas campanhas de marketing para a persona, torna a comunicação mais assertiva e faz com que o cliente sinta que você está falando diretamente para ele e criando seu produto especialmente para ele.
Se você sabe para onde deve direcionar seu negócio e seu marketing, você evita gastos desnecessários fazendo teste ou errando a direção.
Evita também gastos com grandes pesquisas de mercado ou de persona.
Há diversos grandes players no mercado que abrangem muitos segmentos de mercado, como é o caso de Amazon, Americanas e Magazine Luiza.
Tentar competir preço, autoridade de marca e público com essas gigantes pode fazer com que seu negócio tenha poucas vendas ou nenhuma.
Mas ao focar em um público mais específico, você encontra menos concorrentes, facilitando ganhar autoridade e público.
E como os outros grandes negócios, após você ter um público fiel a sua marca e ser mais reconhecido é possível começar a abranger mais nichos e crescer cada vez mais.
Esse tipo de nicho é formado a partir do local onde o público-alvo se encontra, podendo ser um bairro, uma cidade, um estado ou um País.
Como em todos os outros, ao usar esse tipo de nicho deve-se fazer uma grande pesquisa de mercado no local para conhecer o público, os concorrentes e as culturas praticadas.
Exemplos:
Nessa segmentação consideramos a idade, o gênero, religião, renda e grau de instrução do público-alvo.
Dados esses que são determinantes para entender os hábitos e interesses, dores e poder de compra das pessoas.
Exemplos:
No nicho de segmentação psicográfica é feita a partir do estilo de vida, valores e personalidade do público.
Cada dia mais pessoas utilizam de suas ideologias e crenças para se expressar e seguir um estilo de vida. Por isso esse tipo de segmentação apela para esses fatores.
Aqui se considera os hábitos de compra do público, levando em conta o histórico de compras e hábitos de consumo.
Com principal foco nos benefícios que o produto pode dar ao cliente.
Agora que você já sabe o que é nicho e conhece vários tipos, tá na hora de saber como escolher o seu nicho.
Esse é um dos fatores mais importantes que vão influenciar toda a jornada como empreendedor, se você não gosta do que faz será mais difícil não só iniciar o negócio, mas principalmente se manter firme e persistente em algo que você não quer fazer.
Não entre em um nicho só porque acredita que vai render muito dinheiro, se pergunte se você realmente gosta daquilo e sente interesse em botar para frente.
E por se tratar de um mercado tão segmentado as pessoas perceberão se você não gosta daquele nicho que se propôs a entregar a uma solução, seja pela solução não ser tão boa quanto poderia ou pela sua comunicação.
Tente ir atrás de um nicho no qual você já está familiarizado e pratica no seu dia a dia, desta forma é mais fácil conhecer o público e a cultura em volta deste nicho.
Além disso, você já terá os conhecimentos necessários para atuar e mesmo que não tenha será mais fácil ir atrás deles por gostar do assunto.
Afinal, você pode ser apaixonado pelo nicho escolhido, mas não tem público para ele ou é um público muito pequeno e sem interesse em um produto.
Utilize as ferramentas digitais para fazer pesquisas sobre o nicho, veja quem já atua nele e se há demanda para uma nova solução, entenda o que os concorrentes estão propondo e o que está em falta no mercado.
Dessa forma será possível não só entender como esse nicho está funcionando, mas se há espaço para você entrar e gerar renda nele. Lembre-se que um nicho bom é aquele em que há alta demanda e pouca oferta.
A partir da pesquisa anterior, você estudou quem são seus possíveis concorrentes e pode ver o que está em falta no mercado e quais ainda são as dores e interesses do seu público alvo.
Busque entender ao máximo essas dores e interesses do público e busque entregar a solução perfeita para o público.
Como dito anteriormente, isso será mais fácil quando você já está dentro desse nicho e possui as mesmas dores do público.
Mas você pode ir atrás dessas informações nos comentários de redes sociais dos concorrentes, em sites como o reclame aqui e no próprio Google pesquisando por palavras chaves e dúvidas relacionadas.
Agora você já sabe os assuntos que mais gosta, os que domina ou tem interesse em dominar, já conhece o público interessado e a concorrência, você tem seu nicho, mas se você ainda não sabe como achar todas essas informações, veja essas ferramentas que podem te ajudar.
Quando realizamos uma pesquisa no Google ele completa automaticamente com as pesquisas mais realizadas no site.
Essa ferramenta pode dar ideias do que as pessoas estão procurando e qual pode ser um bom nicho para seu novo negócio.
Além disso, ao realizar a pesquisa do nicho, essa ferramenta pode te entregar todos os seus possíveis concorrentes para que você possa estudar e analisar o nicho.
Aqui você pode comparar duas ou até mais palavras chaves e vê qual delas tem mais pesquisas, ou seja, maior demanda.
Ajudando assim a entender qual nicho pode gerar um maior público e maior renda.
No trends você também pode ver o que as pessoas mais estão pesquisando em relação à palavra-chave escolhida.
Ao optar por um nicho segmentado geograficamente, essa pode ser uma das melhores ferramentas, pois nela você pode checar todos os estabelecimentos que possuem o mesmo público que você na mesma área e ir atrás de áreas no qual não há muito pouca ou nenhuma concorrência.
O planejador de palavras-chave do Google pode ser um complemento para a primeira ferramenta, como para todas as outras.
Nele é possível ver o volume de buscas de uma determinada palavra-chave, assim podendo entender melhor o tamanho do nicho escolhido.
Além disso, ele também recomenda palavras-chave semelhantes que podem te dar uma visão mais ampla do público e insights sobre novas soluções e nichos.
Escolher o nicho certo do seu negócio faz total diferença para chegar ao sucesso, afinal é ele quem vai falar quem é seu público alvo, sua persona e quais estratégias de mercado você pode aderir para atingir seus objetivos.
Lembre-se que o importante é você gostar do que faz e ter paixão pelo seu negócio.
Agora tá na hora de pegar todas essas dicas, escolher seu nicho e partir para.